Lembrança de Casamento

Memória a ser arquivada do casamento judeu
entre Daury e Neide Ximenes, ano de 2017.

Memorável Evento Sefardita

Primeira reunião de trabalho com os dirigentes do Netanya College, de Israel, e organizadores do Reconectar 2016, no Trump International Hotel and Beach Resort, em Miami. Neste ato, Daury Ximenes representa a Comunidade Judaica Associação Sefardita de Pernambuco e o Museu Judaico de Belmonte, Portugal.
Foi um evento importante para a causa sefardita e ao mesmo tempo memorável.
Por Pernambuco, Daury Ximenes, situou os vários interlocutores presentes quanto à perspectiva para a resolução da chamada Diáspora Sefardita.
Segundo a liderança pernambucana, há que se superar uma série de limitações e de equívocos, uma vez que a causa tem sido tratada sob uma ótica que vê apenas o aspecto religioso da causa.
Para Daury Ximenes, trata-se de se implementar um novo olhar e um novo viés quanto a tudo o que até aquele evento esteve posto à mesa: primeiro buscar-se uma unidade referente às várias Identidades e pertencimentos sefarditas, para, em seguida, criar-se e estabelecer-se uma agenda notadamente de cunho político. Pois sem a compreensão e sem a unidade política em torno do que pretendem os descendentes dos judeus sefarditas, nada ou quase nada, de modo concreto, poderá unificar, sensibilizar e traçar uma possível retomada ao verdadeiro cerne dessa complicada questão, que trata de devolver aos judeus a sua identidade étnica e cultural, desde os próprios locais onde tantos e tantos sefarditas se estabeleceram.

Homenagem a Isaac Essoudry

Há dois anos fazíamos aqui no Recife, na Kahal Tzur Israel, a mais antiga sinagoga das Américas, uma tarde de plena homenagem ao judeu marroquino Isaac Essoudry, por tudo o que nos legou de estudos e de amor a Torá. Infelizmente, pouco tempo depois perdemos o nosso querido Chacham.
As pessoas sábias e virtuosas que nos ensinam e que possuem a qualidade de mestre, nunca serão esquecidas.

Retorno ao Judaísmo Sefardita

Ótimas lembranças do dia 17 de junho de 2017. A vinda e a instalação no Recife do Beit Din do nosso querido Rabino Abraham Deleon Cohen, que culminou na aprovação pelo processo de retorno ao Judaísmo (e não pela condição de conversão), de vários descendentes dos cristãos novos, judeus obrigados a fugir de Portugal e Espanha, que vieram povoar o Brasil Colônia e que aqui estabeleceram e criaram formas de resistência e de perpetuação da Cultura Sefardita.
Entre esses vários "retornados", gente de todo o Brasil, do Pará, de alguns estados do Nordeste, de Santa Catarina, etc., e também a honrosa presença da família Ximenes, que tem Daury Ximenes como presidente da Associação dos Judeus Sefaraditas de Pernambuco.
O Judaísmo Sefardita e o povo de Israel vivem!