top of page

Nota de Apoio ao Isas/Netanya College


Nota Oficial assinada pelas entidades abaixo relacionadas, localizadas nos vários estados do Brasil, considerando o grave evento aqui descrito e que nos leva a tomar posição firme em favor do ISAS e também em apoio irrestrito ao Sr. Salomon Buzaglo.


Recebemos, na data de 30/07/2019, correspondência do Sr. Salomon Buzaglo, Diretor do ISAS/Netanya College, instituição que é o braço oficial do Governo de Israel na questão referente ao estudo, à pesquisa e às implicações relacionadas com a Diáspora Sefardita no mundo, ofertando-nos algumas considerações relacionadas ao recente processo de Mapeamento das Comunidades Bnei Anusim no Brasil, onde, devido as situações daí decorrentes, decidimos oficialmente nos colocar de modo prático em polo diametralmente oposto ao rumo estabelecido pelos seus agentes, pelos seus sucessivos equívocos e erros, conforme pontuamos a seguir:


Informação recebida do Sr. Buzaglo, via WhatsApp:


1. En la práctica, Dany Limor decidió despegarse de nuestra tutela académica -expertos en el tema, reemplazándonos por la prensa. Di

cuentas a los superiores de Dany Limor en el Ministerio de las

Diásporas, que en época de vacío preelectoral, se quedaron sin

respuesta.

2. Esta situación ideada por una persona que perciben en las

comunidades como el "Ministro de las diásporas" sin que fuese

desmentido, añade nubes de confusión en las comunidades Bnei

Anusim animadas por energías renovadas durante los últimos

años, intensificando su aislamiento en un clima de sospecha generalizada.

3. El Mapeo de las comunidades Bnei Anusim sigue siendo el proyecto

emblemático de ISAS, y es lamentable de ver la dirección que está

tomando una acción que cayó en manos poco profesionales, animada

por objetivos que paran de ser el bien de nuestros hermanos.

Un Abrazo, Salomon Buzaglo

Cópia para Odmar Braga, Renato Atias, Comunidades Marranas em Brasil.


Tradução:


Na prática, Dany Limor decidiu decolar de nossa tutela acadêmica - especialistas no assunto, substituindo-nos pela imprensa. Eu disse aos superiores de Dany Limor no Ministério das Diásporas, que durante o vazio do período pré-eleitoral, eles ficaram sem resposta.

Esta situação concebida por uma pessoa percebida nas comunidades como o "Ministro das Diásporas" sem ser desmentido, adiciona nuvens de confusão nas comunidades Bnei Anusim incentivadas por energias renovadas durante os últimos anos, intensificando seu isolamento em um clima de suspeita generalizado

O mapeamento das comunidades Bnei Anusim continua sendo o projeto emblemático do ISAS, e é lamentável ver a direção que está tomando uma ação que caiu em mãos pouco profissionais, incentivadas por objetivos que deixam de ser o bem de nossos irmãos.

Neste sentido, de fato, houve uma apropriação indevida e um tratamento pouco profissional ofertado ao processo de mapeamento ora em curso, implementado por uma equipe de trabalho constituída principalmente pelas pessoas dos Senhores Dani Limor, Ronaldo Gomilievisck, e Odmar Braga, a princípio, destacado pelo ISAS/Netanya College para a consecução, a partir do Recife/PE, deste importante levantamento.


Diante do exposto, vimos afirmar que:


Condenamos integralmente a usurpação e a utilização para outros fins que não os interesses estritos da nossa causa e das nossas comunidades, desse importantíssimo processo, que a olhos vistos abandonou o seu Núcleo de Coordenação, a cargo do ISAS/Netanya College, onde sem a supervisão acadêmica desta mesma instituição, na pessoa do Sr. Salomon Buzaglo, qualquer "boa intenção" externa que queira nos auxiliar não nos servirá, nem nos arregimentará para seus fins obscuros.


Desse modo, esperamos o estrito e responsável esclarecimento público daqueles que, de um modo equivocado, levaram adiante essa ideia tão aquém dos verdadeiros propósitos, tanto da nossa causa, quanto dos nossos objetivos práticos, que tratam de fortalecer a identidade e o pertencimento na Diáspora, dos descendentes dos cristãos-

novos e dos judeus de origem sefardita no Brasil.


Dauri Ximenes

Associação dos Sefaraditas de Pernambuco/

União Ibero Americana Sefarad Israel – PE


Jefferson Linconn

Centro Cultural Sefarad Israel de Pernambuco/

Sinagoga Aboab da Fonseca Mekor Haim -PE


Moshé Sefardi

Comunidade Ilhéus-Itabuna – BA


Levi Fontes Araújo

Comunidade Judaica Sefardita de Sergipe.


Marcelo Barzilai

CJHB – Comunidade Judaica Humanista do Brasil – CE


Diego Avelino

Associação Religiosa Israelita de Caicó - RN

Comments


bottom of page