top of page

Esdras, 3:1

“E quando o sétimo mês chegou, e os Filhos de Israel estavam nas cidades, o povo se reuniu como um só homem em Yerushalayim.” (Esdras, 3:1)


Esta redação em particular lembra o evento do recebimento da lei no Monte Sinai. Sobre esse evento, diz: “eles acamparam [no plural] no deserto; e ali Israel [singular] acampou diante do monte.”(Êxodo 19:2). O grande comentarista medieval Rashi ressalta que a mudança para o verbo singular indica que as pessoas eram "como uma só pessoa, com um só coração". Assim como a magnitude da experiência no Sinai tinha o poder de unir as tribos independentes em uma nação, assim também é o poder de Jerusalém. O sábio talmúdico Rabino Joshua ben Levi explica homileticamente o versículo nos Salmos 122:3 para significar que Jerusalém é uma cidade "que faz de todos amigos de Israel". Como fez no tempo do retorno da Babilônia, Jerusalém tem o poder de trazer Israel juntos como um.

Posts recentes

Ver tudo
Crônicas, 36:23

“Assim diz Ciro, rei da Pérsia: Todos os reinos da terra me deram o Senhor Deus dos céus; e ele me encarregou de lhe construir uma casa...

 
 
 

Komentar


bottom of page