top of page

Levítico, 23:39

“Observa o décimo quinto dia do sétimo mês, quando tiveres recolhido o produto da tua terra.” (Levítico, 23:39)


Uma das práticas únicas do feriado de Sucot é a captura das quatro espécies. Os Sábios nos dizem que essas quatro espécies simbolizam quatro tipos diferentes de personalidade.


O etrog (אתרוג), 'cidra', que é ao mesmo tempo perfumado e saboroso, representa uma pessoa que conhece a Torá e também realiza boas ações. O lulav (לולב), 'ramo de palmeira', tem frutas saborosas, mas sem aroma, e, portanto, representa uma pessoa que conhece a Torá, mas não realiza boas ações. Por outro lado, o hadas (הדס), 'ramo de murta', tem um cheiro agradável, mas sem sabor, representando uma pessoa que faz boas ações, mas carece de conhecimento da Torá. E o arava ('salgueiro', que não tem cheiro nem sabor, representa uma pessoa que não tem nem a Torá nem boas ações. Ao pegar essas espécies diferentes e mantê-las unidas, enfatizamos a importância de todos, com todas as suas forças e fraquezas, unindo-se e servindo a serviço do único Deus verdadeiro.

Posts recentes

Ver tudo
Crônicas, 36:23

“Assim diz Ciro, rei da Pérsia: Todos os reinos da terra me deram o Senhor Deus dos céus; e ele me encarregou de lhe construir uma casa...

 
 
 

Comments


bottom of page